5 erros fatais que donos de Salão de Beleza não devem cometer!

Updated on: 2020-09-17 19:21:59

Os donos de salão de beleza têm uma rotina extremamente corrida. Horários marcados, finais de semana agitados, sem contar com as obrigações pessoais que todos temos, não é mesmo? Pois bem, em meio a toda essa correria, ainda é preciso estar atento à gestão do salão para não cometer erros que podem comprometer o bom desenvolvimento do negócio.

Desequilíbrio financeiro, gastos excessivos e mau atendimento são exemplos muito comuns de equívocos cometidos que impedem a expansão do salão. Com isso, o controle do negócio pode ficar tão problemático que o gestor pode ser ver obrigado a encerrar suas atividades.

Para ajudá-lo a não cair em ciladas e manter a sua gestão organizada, listamos 5 erros fatais que jamais devem ser cometidos no seu negócio. Acompanhe!

1. Donos de salão de beleza que não buscam de conhecimento

A falta de conhecimento sobre gestão é um dos erros mais comuns dos donos de salão de beleza. Nesse sentido, é importante sempre estar em busca do aprendizado para poder administrar o seu negócio da melhor maneira possível.

Saber como fazer um fluxo de caixa adequado, organizar os compromissos mensais com fornecedores e, inclusive, entender questões trabalhistas, como calcular horas extras de funcionários, são alguns dos fatores essenciais para manter uma boa gestão. É muito importante lutarmos para superar as barreiras, inclusive quando se trata de buscar aprendizado fora da área de conhecimento que temos mais aptidão ou que já estamos mais familiarizados.

2. Má gestão do estoque

Salões de beleza, assim como muitos outros negócios, também sofrem com a sazonalidade. Isto é, existem épocas em que a procura por cuidados estéticos é maior e em outras nem tanto. Dessa forma, é preciso estar atento a esses períodos para fazer uma boa gestão do estoque.

O final de ano, por exemplo, é repleto de formaturas. Sendo assim, é importante verificar como está o seu kit de maquiagem, se as tintas que têm mais procura estão disponíveis etc. Além disso, você também pode se organizar para realizar seus pedidos e, assim, manter um bom relacionamento com os fornecedores. Planejando bem suas compras, você pode até comprar mais barato e ter uma margem melhor de lucro abastecendo seu estoque no melhor momento.

Você não irá querer perder clientes e ganhar menos por falta de produtos no estoque, não é mesmo?

3. Locação cara e ruim

Outro ponto que merece atenção é a localização e estrutura do seu salão. Quem busca por tratamentos estéticos, prefere um lugar de fácil acesso e que ofereça a comodidade e condições necessárias para ter a tranquilidade de que o trabalho será bem-feito.

Nesse sentido, de nada adianta alugar um local caro, se ele que não oferece a estrutura necessária para você atender seus clientes de maneira satisfatória.

Por isso, sempre pense no custo-benefício, ou seja, o ambiente precisa ter espaço suficiente para o momento do seu negócio e acomodar seus equipamentos e, ao mesmo tempo, o valor do aluguel não pode comprometer o seu orçamento. Existe o momento certo para crescer e planejamento é a palavra-chave.

4. Finanças pessoais e empresariais misturadas

Esse erro é cometido até pelos profissionais mais experientes. Acredite! No entanto, isso não é desculpa para você ignorá-lo. É muito importante fazer uma gestão mais profissional do dinheiro do salão, criando um pró-labore e estipulando um valor que você deverá receber todos os meses.

Assim, é possível organizar as suas finanças pessoais dentro daquilo que você determinou ganhar no fim do mês. O restante do dinheiro é o lucro, que pode ser utilizado para realizar outros investimentos no seu salão de beleza, melhorar o seu capital de giro, etc.

5. Atendimento ruim

Em meio à correria, é normal ficar nervoso e preocupado com o atraso nos horários marcados. No entanto, é importante ter cuidado para não tratar mal seus clientes.

Não deixe de atendê-los com um sorriso no rosto e pense sempre no bem-estar de cada um. O momento dos clientes no salão de beleza é será impactado pelo seu atendimento, tanto com um atendimento bom, quanto com um atendimento ruim. Bom relacionamento é o lema! Não esqueça também de se organizar para conseguir atender a todos dentro do horário previsto e evitar que seus clientes fiquem esperando atendimento por longos períodos.

Esses são alguns erros fatais que os donos de salão de beleza precisam evitar para manter o seu negócio sadio. Portanto, verifique se você está cometendo algum desses equívocos e livre-se deles o mais rápido possível.



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